Iniciação Científica

A iniciação científica (IC) é um instrumento que permite introduzir os acadêmicos de graduação no ambiente de pesquisa e produção científica, despertando vocações e incentivando os que se destacam em seu desempenho acadêmico. A partir da participação nos programas de IC que o aluno pode ter contato direto com a atividade científica. Dessa forma, A IC se constitui em um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno, como instrumento de formação de recursos humanos qualificados.

É também, a iniciação científica um instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa mais amplo, desenvolvido por um grupo de pesquisa ou um pesquisador de forma isolada.

O Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, é supervisionado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, em conformidade com as Normas estabelecidas pelo Conselho Universitário – CONSUNIV da UEA e pelos órgãos financiadores, a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. representa o compromisso institucional de propiciar a formação diferenciada, direcionada para desenvolver a criatividade e o pensamento crítico, em que os alunos de graduação tenham a oportunidade de produzir pesquisas orientadas por professores e adquirir aprendizagem de técnicas, métodos e prática pedagógica em pesquisa.

EDITAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

RESULTADOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA