GRUPOS DE PESQUISA POR ÁREA:
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
O grupo REFLORA, constituído a partir da criação do Fundo Setorial do Petróleo – CT PETRO, tem desenvolvido pesquisas sobre recuperação ambiental de clareiras na Base de Operações Geólogo Pedro de Moura da Petrobras, em Carauari-AM. Recursos logrados no primeiro Edital do Fundo possibilitaram adequação de infra-estrutura no campus da ex-UTAM: modernização de viveiro, laboratório de sementes e cultura de tecidos.
O Grupo REFLAS tem como principal objetivo o estudo do ecossistema florestal da Amazônia. Espera-se, com as pesquisas, um aprofundamento e a produção de novas tecnologias para a mensuração e manejo de florestas tropicais; desenvolvimento de tecnologias para a produção de mudas de espécies nativas; experimentação de técnicas de conservação de solos e recuperação de áreas degradadas; pesquisas sobre os processos ecológicos e fisiológicos relacionados à estrutura e o funcionamento das formações florestais; aplicação de tecnologias de sensoriamento remoto e geotecnologias para o monitoramento de florestas tropicais; caracterização e identificação de dinâmicas socioambientais.
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
O grupo realiza análises gênica e cromossômica em humanos incluindo as alterações que desencadeiam doenças genéticas que podem implicar em alterações do padrão normal de indivíduos. Além de gerar informações para a sociedade sobre os determinantes que desencadeiam as condições e patologias genéticas, este grupo através de diferentes pesquisas pretende contribuir na formação acadêmica e também gerar dados para dar subsídios as melhorias nas políticas públicas, através dos conhecimentos gerados na área de genética, que ainda é pouco explorada no Estado do Amazonas.
O grupo realiza análises gênicas e cromossômicas em animais e humanos, incluindo as alterações que desencadeiam doenças genéticas que podem implicar em alterações do padrão normal de indivíduos. Além de gerar informações para a sociedade sobre os determinantes que desencadeiam as condições e patologias genéticas, este grupo através de diferentes pesquisas, pretende contribuir na formação acadêmica e também gerar dados para dar subsídios as melhorias nas políticas públicas, através dos conhecimentos gerados na área de genética animal e humana, que ainda é pouco explorada no Estado do Amazonas.
Espera-se que este grupo de trabalho, venha contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, identificando plantas alimenticias não convencionais, controlando e caracterizando produtos naturais, garantindo as indústrias de cosméticos e fármacos de matéria prima de qualidade, possibilitando o conhecimento e certificação da cadeia produtiva. Espera-se o desenvolvimento de cooperações técnicas nacionais e internacionais entre professores/pesquisadores, alunos, técnicos o que propiciará o desenvolvimento de novas técnicas, aplicações e interações multidisciplinares para o desenvolvimento da biologia vegetal no Estado do Amazonas
O Grupo atua no Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia, e visa contribuir na formação de recursos humanos capazes de promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia para melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Nesse aspecto, diante da enorme biodiversidade existente nesta região, é natural o interesse em utilizar esses recursos nas áreas biotecnológicas, como fornecedora de produtos e ou processos. O grupo mantém atuante cooperação com pesquisadores das seguintes instituições: IFAM, INPA, UFAM, CBA, UFSC, UFRG, UFPE, USP, UNESP – Rio Claro, UEPG – Campus Uvaranas e UTFPR – Ponta Grossa
O grupo abrange áreas do conhecimento relacionadas à biota e ao meio ambiente amazônicos, especialmente zoologia, botânica, ecologia e micologia. Os profissionais envolvidos são professores doutores e um mestre atuantes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas. A finalidade principal do grupo é desenvolver inicialmente um laboratório de pesquisas para atender a demanda de graduandos da instituição, com destaque para as atividades de iniciação científica. O GEBIOAM pretende estabelecer parcerias e buscar suporte para a implantação do laboratório com enfoque de atuação no Estado do Amazonas.
Este grupo de pesquisa é formado por pesquisadores, estudantes e técnicos que atuam diretamente na área de Ecologia de Ecossistemas, através de métodos de campo ou laboratoriais, que visem a conservação dos ecossistemas amazônicos. Os membros do grupo são professores e pesquisadores biólogos e agrônomos que possuem experiência em pesquisas de campo. No total são nove linhas de pesquisa que estão sendo desenvolvidas pelo grupo, envolvendo pelo menos 15 alunos de iniciação científica (bolsistas e voluntários), o que poderá contribuir com o desenvolvimento sócio, econômico e ambiental do município de Tefé e do Médio Solimões.
O Grupo de Pesquisa estuda as relações entre Biologia, Sociedade e Meio Ambiente, com foco na região do Alto Solimões, envolvendo a pesquisa ensino e extensão com a participação de pesquisadores e colaboradores das áreas da Biologia.
O grupo,formado por professores/pesquisadores/alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA e de outras instituições de pesquisa no Brasil, objetiva realizar a avaliação de fungos amazônicos ocorrentes na região do Baixo e Médio Amazonas (Estado do Amazonas) com vistas ao estudo e determinação de atividade de enzimas do grupo das oxidativas e hidrolíticas de interesse industrial. Além disso, pretende contribuir com a formação e qualificação técnico-cientifica da mão-de-obra local que deverá atuar na pesquisa acadêmica nas unidades da UEA no interior do Estado do Amazonas.
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Pesquisar se os procedimentos realizados estão sendo eficazes na prevenção, manutenção e restabelecimentos da integridade da saúde bucal no paciente infantil e adolescente, além de pesquisar novos procedimentos e materiais que venham a auxiliar ou melhorar tais procedimentos.
O Grupo Ortodontia Lab. é formado por um grupo Interdisciplinar de Professores com formação direcionada a área de Ortodontia e alunos da Universidade Estadual do Amazonas, destinado aos estudos nas temáticas de Maloclusões, Cefalometria Radiográfica, Tratamentos e Materiais Aplicados à Ortodontia. Parte dos alunos fazem parte da Liga Acadêmica de Ortodontia da ESA/UEA, que foi fundada em 2016. O grupo procura ter um papel ativo na busca da inovação de trabalhos e pesquisas, incentivando a parceria entre pesquisadores da UEA e outras Universidades do Brasil, além de criar condições para uma estreita colaboração com empresas e instituições públicas de saúde.
O grupo de pesquisa tem como objetivo conhecer e estudar o comportamento e as condições de vida das crianças e dos adolescentes do Amazonas. Atualmente ele está composto por duas linhas de pesquisa, Agravos comuns da criança e no adolescente, onde serão estudadas as doenças mais comuns em cada faixa etária bem como as condições que interferem com a saúde deste grupo etário no estado do Amazonas; e a linha de pesquisa Agravos gastrointestinais, hepáticos e nutricionais em crianças e adolescentes.
O grupo investiga as propriedades de materiais de próteses dentárias em especial as resinas acrílicas e materiais de moldagem.
O grupo de Pesquisa Saúde Coletiva, vinculado à Universidade do Estado do Amazonas, visa desenvolver pesquisas no campo da Saúde Coletiva em nível de graduação, investigando o estado de saúde da população, os serviços de saúde nos diferentes níveis de complexidade e a percepção da população sobre sua saúde nos diferentes grupos populacionais, sendo os discentes orientados por docentes/pesquisadores de instituições diversas, mas integrantes do grupo de pesquisa.
TIREÓIDE A região amazônica ocidental está incluída pela OMS como área geográfica bociogênica. Em conseqüência, a patologia da glândula tireóide alcança prevalência importante. Por outro lado, em razão das dificuldades impostas também pelas grandes distâncias e pelo deficiente atendimento médico na maior parte dos municípios, a maior parte dos pacientes portadores de tireopatias chegam à Manaus com bócios que contra-indicam o tratamento clínico.
O grupo de pesquisa Educação em Saúde é formado por docentes da Escola de Saúde do Amazonas, da Universidade do Estado do Amazonas, das áreas Psicologia, Enfermagem e Odontologia, além de alunos de diversos cursos de graduação. Foi criado com o objetivo de disseminar conhecimentos a partir das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição, fortalecendo esse campo de saber interdisciplinar. Suas linhas de pesquisa são “Tecnologia e Inovação em Educação em Saúde”; “Políticas Públicas, Meio Ambiente e Saúde do Trabalhador na Amazônia” e “Vulnerabilidade, Saúde Mental e Atenção Psicossocial”. Além destas linhas, pretende-se estabelecer parcerias com outros grupos e instituições para o fortalecimento do campo da saúde coletiva na região.
As principais repercussões dos trabalhos dos pesquisadores vinculados a este grupo de pesquisa estão relacionadas com o aprofundamento do conhecimento em Medicina e Saúde Coletiva em termos de violência, segurança pública, por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas e estudos a partir de perspectivas teóricas clássicas e inovadoras. E, também, por meio da sua inter-relação com a demografia, a política e o planejamento governamental e instituições governamentais específicas. A repercussão dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do grupo também pode ser verificada, individual e coletivamente, por meio das atividades exercidas pelos seus membros, tais como: publicação em periódicos nacionais e internacionais, em coautoria, e organização de livros, orientação de trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de especialização latu senso, dissertações de mestrado e teses de doutorado, orientação de bolsistas de iniciação científica, participação de eventos nacionais e internacionais.
O grupo de pesquisa em Endodontia da Universidade do Estado do Amazonas busca consolidar suas linhas de pesquisa nas áreas de Endodontia, Biotecnologia e estomatologia, envolvendo os alunos de graduação nos programas de Iniciação científica oferecidos pela instituição, bem como ao nível de pós-graduação envolvendo os docentes das áreas específicas.
O grupo tem operacionalizado pesquisas na área da enfermagem, cuja meta é a melhoria da qualidade do cuidado de enfermagem prestado ao indivíduo, família e comunidade.
A história da Medicina, especialmente, as práticas médicas no Amazonas, referente com bastante clareza o movimento social em torno do processo da substituição cultural. Dessa forma, o elemento conquistador do território, o europeu e descendentes, trataram de demonizar o pajé, o mais importante guardião do conhecimento historicamente acumulado pelos grupos indígenas durante milhares de anos. É necessário resgatar e divulgar a maior quantidade possível de informações, mesmo que tenham sido coletadas pelo colonizador, para que as novas gerações de estudantes de Medicina possam ter a certeza de que milhões de pessoas ágrafas viveram, e, algumas sobreviveram a brutalidade colonial, a partir da melhor compreensão e aproveitamento da natureza circundante.
O grupo tem como objetivo pesquisar, gerar conhecimentos e desenvolver aplicações sobre os principais tópicos em ginecologia e obstetrícia. Como repercussões o grupo espera obter: Resultados científicos com os estudos desenvolvidos; Propiciar intercâmbio de conhecimentos da equipe de pesquisa com outras instituições e grupos interessados localizadas no Brasil e no exterior, em rede de pesquisa; Compartilhamento com a sociedade do conhecimento gerado pelo grupo, desenvolvimento de disciplinas, cursos e seminários relacionados aos temas e projetos desenvolvidos pelo grupo.
O Laboratório de Estudos Epidemiológicos em Populações Amazônicas – LAEP é formado pelo grupo de docentes dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. O Laboratório concentra suas pesquisas nas seguintes linhas: Epidemiologia e Avaliação de Programas, Sistemas e Políticas Públicas em Saúde, Epidemiologia Nutricional e de Agravos em Saúde e Métodos Quantitativos Aplicados em Epidemiologia. Com a missão de concentrar os estudos realizados no contexto das Populações Amazônicas, com o intuito de fortalecer a produção científica e a divulgação do conhecimento desenvolvido.
As pesquisas que serão realizadas pelo grupo deverão fornecer subsídios para fundamentar as ações no campo das Ciências da Saúde no Amazonas, numa perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar, no desenvolvimento das habilidades técnicas, do conhecimento e competência crítico-reflexivo para as práticas de cuidado e promoção à saúde humana em seu ciclo vital, além de instrumentalizar os profissionais para o desenvolvimento de saberes e tecnologias inovadoras que influenciarão positivamente na qualidade de vida e na autonomia das populações estudadas.
O Laboratório de Pesquisa em saúde da Mulher – LAPESMU é formado por um grupo Interdisciplinar de professores, alunos e profissionais dos serviços de saúde de Manaus, destinado aos estudos nas temáticas da Saúde da Mulher, contemplando toda diversidade e complexidade do ser mulher na região Amazônica. O grupo procura ter um papel ativo na busca da inovação, incentivando a parceria entre pesquisadores da UEA e outras Universidades do Brasil e do Mundo, visando o aprimoramento do ensino com reflexo na assistência mais qualificada. O LAPESMU tem como objetivos estimular e fortalecer a tríade: pesquisa, ensino e extensão na área da saúde da mulher, visando sua diversidade e complexidade: Orientar e acompanhar com maior propriedade os Programas de Residência em Enfermagem Obstétrica.
O grupo se destina a realizar pesquisas na área da saúde com ênfase a população amazônida acometida com doenças infectocontagiosas e parasitárias, a fim de fortalecer e contribuir com estudos e evidências científicas, estimulando o desenvolvimento de pesquisas que possam contribuir com a produção de conhecimentos e estratégias de promoção, prevenção e controle de agravos.
Espera-se que os resultados obtidos nestas pesquisas possam ser utilizados como referencial em estudos posteriores, expandindo e adequando os objetivos à pesquisa em outras fases do desenvolvimento motor e que possa instigar novos pesquisadores a ampliarem estudos sobre a Motricidade Humana, identificando e intervindo nas dificuldades motoras encontradas de modo a beneficiar crianças e jovens que necessitem desenvolver e aprimorar sua motricidade.
O grupo tem objetivo de desenvolver produtos tanto para a área do ensino quanto do cuidado em saúde com ênfase nas Tecnologias da Informação e Comunicação e eHealth, aplicativos móveis, sistemas de alerta, objetos virtuais e móveis de ensino e cuidado abrangentes a Sistematização da Assistência de Enfermagem, a fim de fortalecer e contribuir os estudos com evidência científica estimulando pesquisas envolvendo professores que possam contribuir na área, bem como os acadêmicos envolvidos vinculados aos mesmos.
Este grupo pretende agregar as informações e publicações que diz respeito à Cirurgia Vascular. Reunirá trabalhos científicos de relevância e repercussão local, nacional ou internacional, contribuindo assim para a melhoria dos cuidados à saúde das pessoas.
O grupo de pesquisa criado pela UEA tem sua linha de ação nas seguintes áreas do saber: Lazer e recreação, Sociologia do desporto, Qualidade de vida e saúde, Fisiologia e biomecânica do movimento e Desporto. nossa preocupação é criar um banco de dados com informações sobre a atividade física e o movimento humano voltado para a região norte do país. Nossa atuação será nos Municípios de Manaus, Boca do Acre, Carauari, Careiro Castanho, Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.
A UnATI/UEA oferece cuidados primários a todos os seus alunos, que são adultos mais velhos, por meio do seu Núcleo de Orientação Gerontológica (NOG), uma unidade prestadora de serviços de saúde integrada ao ensino e à pesquisa. E reconhece a importância de desenhar a prestação de serviços de saúde considerando as necessidades específicas dessa população, cuja saúde é caracterizada pela presença de múltiplas condições clínicas, poli-incapacidades, polifarmácia e propedêutica complementar extensa. Para prover um nível adequado de cuidado e apoio à população atendida são necessárias competências e tecnologias ainda não presentes no NOG, o que constitui uma barreira para a implementação de serviços efetivos. Existem muitas tecnologias e programas que demonstraram evidência de serem efetivos no cuidado de adultos mais velhos e que poderiam estar sendo translacionados para as práticas do NOG, melhorando a qualidade de vida dos usuários e impactando positivamente a saúde pública.
O PIRACEMA/NISA – Núcleo Interdisciplinar de Saúde e Ambiente é formado por docentes da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. Foi criado objetivando: produzir e disseminar conhecimentos articulados ao ensino, pesquisa e extensão; fortalecer a singularidade dos saberes produzidos na Amazônia; fortalecer a interlocução entre saúde e ambiente. São explorados diálogos e técnicas interdisciplinares, mediante triangulações metodológicas das abordagens qualitativa e quantitativa.
O grupo se destina na produção científica em Animais Peçonhentos, ou seja, em aspectos clínicos e biotecnológicos para o cuidado no estado do Amazonas, afim de fortalecer e contribuir os estudos com evidência científica estimulando pesquisas envolvendo professores que possam contribuir na área, bem como os acadêmicos envolvidos vinculados aos mesmos.
Alta prevalência de cânceres do aparelho digestivo na região Amazônica e falta de pesquisa relacionada a respectiva linha de pesquisa.
Desenvolver linhas de pesquisa para a investigação metabólica, clínica ou experimental com a finalidade da aplicação prática, sobretudo analisando as questões da biodiversidade local, da segurança alimentar e da difusão do conhecimento (educação).
Desenvolver e estimular a pesquisa nas áreas de ensino na saúde, educação médica, e agravos `a saúde, com o objetivo de melhoria da qualidade da formação médica e dos profissionais de saúde no Brasil, compreendendo as peculiaridades da população Amazônida. Este grupo de pesquisa tem como meio de divulgação de sua produção, a Revista Ciências da Saúde da Amazônia.
Estabelecimento de diretrizes e parâmetros regionais para a composição de uma equipe multiprofissional, para o atendimento integral inicial e à longo prazo, no estado do Amazonas, dos indivíduos acometidos por fissuras de lábio e ou palato.
A anestesiologia é frequentemente citada como exemplo de uma especialidade médica que vem sistematicamente melhorando a segurança dos pacientes. Os mais recentes estudos sobre a ocorrência de fenômenos adversos durante o perioperatório relacionados a anestesia evidencia uma incidência muito baixa. No início, os esforços para a segurança do paciente estavam centralizados nos sistemas de administração de anestesia, atualmente existe um equilíbrio entre estes e o conhecimento clínico dos pacientes. Rotineiramente, utiliza-se uma bateria de exames e testes na avaliação dos pacientes. Essa prática baseada em políticas mercantilistas, institucionais ou na crença equivocada de que podem substituir a obtenção de uma história ou a realização de um exame clínico. Os exames complementares pré-operatórios sem indicações específicas são inúteis e podem acarretar aumento da ansiedade, danos físicos adicionais, atraso da cirurgia, terapias inadequadas e gastos desnecessários.
Os estudos realizados por este grupo de pesquisa estão relacionados as áreas de bioquímica, farmacologia, biotecnologias em saúde e microbiologia médica. Trata-se de um grupo multidisciplinar em saúde humana, do qual se espera que venha a contribuir para a elucidação de problemas de saúde locais, descoberta de potenciais princípios ativos, produtos e processos biotecnológicos, além de colaborar na formação de recursos humanos no estado do Amazonas.
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
O Grupo de Pesquisas Geotecnologias e Análise da Paisagem na Amazônia englobam pesquisadores mestres e doutores vinculados a Universidade do Estado do Amazonas que investigam temáticas associadas à Geografia Física com a utilização de Geotecnologias. Os resultados das pesquisas realizadas são integrados em bancos de dados georreferenciados proporcionando maior facilidade ao acesso e maior rigor nas análises espaciais visando o entendimento das diferentes dinâmicas socioambientais na Amazônia.
Este grupo de pesquisa constituído por professores/pesquisadores e alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade do Estado do Amazonas-UEA e de outra instituição de ensino superior do Amazonas desenvolve estudos voltados para a educação matemática, objetivando fundamentar o ensino matemático na Licenciatura, buscando o aprimoramento de novas tendências metodológicas aplicáveis ao ensino, no intuito de agregar resultados satisfatórios para aprendizagens significativas no contexto educativo frente à formação de novos profissionais da docência nos mais variados níveis da educação.
O Grupo de Alternativas inovadoras para o ensino de ciência no amazonas (AIECAM) é uma associação de pesquisa certificada pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA, com sede na Escola Normal Superior, e vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia/Mestrado Profissionalizante/UEA, Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia/UEA e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática/UFMT/UEA/UFPA (REAMEC, cuja data de criação decorre do dia 01/11/2010,decorrente dos projetos de pesquisa dos professores pesquisadores, através dos projetos de pesquisa dos estudantes,vários processos e produtos foram originados, dentre eles meios e recursos didáticos , Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado.
O NEPA/UEA/CNPq trabalha com Ensino e Pesquisa em Astronomia. Nossas ações têm forte cunho social, educacional e cultural. No Brasil, temos projetos aprovados pela FAPEAM e CNPq. No exterior, temos projetos aprovados pela UAI e apoiados pela UNESCO. Nossa estrutura tem dois planetários, telescópios, etc, com os quais realizamos palestras, cursos de formação para alunos e professores, letramento científico e integração cultural.
Os trabalhos do Grupo direcionam-se pela ideia morriniana de Complexus – aquilo que é tecido junto, no sentido de estudar e investigar fatores que influenciam o complexo processo de construção, representação e divulgação do conhecimento matemático em espaços multirreferenciados que têm implicação tanto na formação docente quanto nas questões de ensino e de aprendizagem de matemática, na educação básica e no ensino superior, e sua interface com as múltiplas expressões da tecnologia em diferentes cenários. Nessa perspectiva, inserem-se temas, problemas e relações pedagógicas atinentes a processos de educação matemática tradicional e científica, historicamente construídos e culturalmente enraizados.
Desenvolvimento de pesquisas que vem contribuindo significativamente para a sociedade. Alunos mais próximos da comunidade, visando desenvolver um trabalho relevante.
Evidenciar o emprego da Geomática e de suas ciências correlatas no apoio à indústria da construção civil e, principalmente, em benefício à sociedade e ao meio ambiente. A temática da sustentabilidade do desenvolvimento precisa se alinhar com as necessidades econômicas e sociais da exploração dos recursos naturais, com objetivo de minimizá-los, utilizando os agregados obtidos através do reuso e/ou reciclagem dos RCD – resíduos de construção e demolição. Estimular a formação da consciência crítica dos pesquisadores e discentes, através dos sistemas de informação geográfica, da estatística e dos modelos matemáticos, na busca de soluções econômica e socialmente viáveis na melhoria da mobilidade e do sistema viário urbano.
A física da matéria condensada é a área da física que estuda o comportamento coletivo das partículas da matéria no estado sólido ou nos fluidos neutros e plasmas eletricamente carregados. Especificamente, esta área estuda a condução nos metais e semicondutores, as propriedades dielétricas, magnéticas, térmicas e mecânicas dos sólidos, fluidos e fases exóticas da matéria como o estado supercondutor. Portanto a mesma fornece a base teórica de diversas tecnologias usadas nas engenharias elétrica, eletrônica, mecânica, mecatrônica, civil, química, produção e computação.
Espera-se que este grupo contribua para a formação de pessoal atuante na área de difração de raios-X, fluorescência de raios-X, e áreas afins de estudos de estrutura cristalográfica. Espera-se contribuir para o desenvolvimento de novos materiais com aplicações variadas, como fármacos, catalisadores, nanomateriais, entre outros.
Este grupo se estabeleceu no sentido de integrar pesquisas multidisciplinares buscando aprimorar o conhecimento científico sobre os aspectos físicos e dinâmicos do clima da Amazônia levando-se em conta a variabilidade natural do sistema e aquela decorrente de ações antrópicas, que tendem a induzir mudanças na circulação atmosférica, nos processos de precipitação e sistemas meteorológicos associados.
Grupo de Modelagem do Sistema Climático Terrestre (GMSCT) tem por objetivo geral promover o desenvolvimento científico e tecnológico de modelos numéricos do sistema climático terrestre e o seu uso para a identificação e avaliação das mudanças no clima (naturais e antropogênicas), tais com o aumento dos GEE na atmosfera e mudanças no uso e cobertura da terra (desmatamento e urbanização). O desenvolvimento e utilização de modelos do sistema climático terrestre pelo grupo de pesquisa contribuirá para avaliação dos impactos associados a mudança no clima que influenciam diretamente os setores de agropecuária, biodiversidade e ecossistemas, áreas urbanas e rurais, desastres naturais, energia, indústria, recursos hídricos, saúde humana, e a interação entre eles, além dos efeitos da mudança do clima sobre os povos vulneráveis na Bacia Amazônica. A ampliação deste conhecimento científico visa apoiar os gestores e tomadores de decisão na elaboração de políticas públicas de adaptação e mitigação.
O grupo de engenharia de computação está sendo criado visando realizar pesquisa e desenvolvimento nas seguintes linhas de atuação: Sistemas embarcados, usabilidade e engenharia de software. Há uma forte interação com grupos de P & D das empresas do setor eletro-eletrônico da cidade de Manaus. O grupo possui experiência na realização de projetos de P&D usando os recursos da Lei de Informática. O grupo está trabalhando na capacitação do corpo docente através de programas de pós-graduação consolidados em outras instituições de renome nacional, por meio do programa DINTER e MINTER.
O grupo vem atuando no estudo do metabolismo de plantas e seus fungos associados visando descobrir novas moléculas orgânicas com aplicabilidade biotecnológica, bem como compreender fatores ecológicos dessa interação. Até o presente momento, diversos artigos científicos foram publicados em revista indexadas internacionalmente, bem como prêmios de reconhecimento nacional foram concedidos a trabalhos apresentados em conferências (6th. Brazilian Conference on Natural Products).
O Grupo de Pesquisa em Sistemas Inteligentes congrega pesquisadores e estudantes das áreas de Computação e afins que desenvolvem soluções de vanguarda para problemas de domínios diversos utilizando métodos, técnicas e tecnologias da Ciência dos Dados, Aprendizagem de Máquina e Inteligência Artificial. Soluções desenvolvidas pelos integrantes deste grupo sob a forma de aplicações e publicações de natureza técnico-científica abrangem aspectos ligados ao apoio ao diagnóstico de agravos de saúde, previsão de variáveis meteorológicas, monitoramento de redes sociais, recomendação de informação, internet das coisas, dentre outros. O Grupo de Pesquisa em Sistemas Inteligentes contribui de maneira contínua para: (1) elaboração de soluções inovadoras, aptas a fomentarem um diferencial estratégico em diversos cenários; (2) parcerias para consolidação de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento; (3) formação de recursos humanos em diversos níveis (iniciação científica, graduação e pós-graduação);
A implantação deste grupo de pesquisa busca a capacitação e desenvolvimento de nossos pesquisadores, docentes e alunos de cursos de graduação e pós-graduação, em aplicações dos dados de altimetria espacial em hidrossistemas continentais visando o trato adequado das questões de monitoramento, modelagem e gestão dos recursos hídricos Amazônicos. A altimetria espacial, inserida na área temática de hidrologia espacial, é uma técnica já consolidada para dados oceânicos que através de satélites altimétricos medem, atualmente, com uma grande precisão a altura instantânea da superfície oceânica. Nos últimos anos, vários grupos científicos, passaram a utilizar a altimetria espacial, também, para medir os níveis das águas continentais tais como, mares interiores, lago, rios, zonas úmidas e reservatórios. O nível de água é medido em relação a um referencial terrestre (elipsóide de referência) e com resolução espacial e temporal conforme a órbita do satélite.
CIÊNCIAS HUMANAS
O Mythos tem promovido e participado ativamente de eventos nacionais e internacionais. Desenvolve dois blocos de atividades sistemáticas: 1. Oficinas do Pensamento, de caráter mensal, voltadas à discussão de temas culturais contemporâneos denominado Xibé filosófico; 2. Pesquisas de caráter etnológico/mitológico/antropológico, linguístico e astronomia indígena na Amazônia especialmente no Baixo Amazonas, Alto Rio Negro e Roraima.
Atendendo ao binômio pesquisa e ensino, o grupo pretende ampliar as perspectivas para a pesquisa histórica na Amazônia, preferencialmente nas áreas em torno de Parintins e Tefé, cidades nas quais a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) oferece licenciatura em História.
A partir de oito anos de estudos realizados no âmbito do grupo Nova Cartografia Social da Amazônia, surge o Grupo de Pesquisas em Educação, Patrimônio, Arqueometria e Ambiente na Amazônia ¿ GEPIA, que tem o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas sobre as transformações do ambiente físico e cultural da região amazônica compreendida no perímetro do Médio Amazonas. Os trabalhos possuem caráter multidisciplinar ao agregar pesquisadores de áreas do conhecimento que se interessam pelas manifestações educacionais e culturais expressas nas relações sociais e na produção de artefatos. Esses trabalhos geram impacto local, regional, nacional e internacional ao reconhecer e difundir a história e saberes de povos amazônicos que afloram em vestígios de cerâmicas, nos saberes, no uso do meio constituintes da paisagem.
Com pesquisas vinculadas prioritariamente aos estudos urbanos até o momento, o Núcleo de Estudos Territoriais da Amazônia (NETAM) surge como um desdobramento do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cidades na Amazônia (NEPECAB), que possui 15 anos de experiência de pesquisas e estando situado em Manaus. Com várias pesquisas realizadas, orientações concluídas, lançamentos de livros e artigos publicados, e com a conclusão do doutorado (BARTOLI, 2017), surge necessidade de estruturar grupo de pesquisa que atenda as necessidades de aprofundar leituras sobre o fenômeno urbano no baixo Amazonas.
Este grupo de pesquisa, criado a partir da reunião de interesses comuns de professores concursados no CESP/UEA, no início de 2010. O Núcleo de Investigação da Cultura e da Educação no Baixo Amazonas – NICEBA tem como característica principal o caráter da multidisciplinaridade, uma vez que promove o diálogo entre as áreas da Sociologia, Letras, História e Pedagogia. Apesar de sua pouca idade, o NICEBA desenvolve atividades de Iniciação Científica (PAIC), recebendo apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Atualmente o NICEBA abraça o projeto de pesquisa Escritura e Memória Cultural: mapeamento e sistematização de acervos artísticos no Baixo Amazonas, coordenado pela Profa. Dra. Gleidys Maia. O NICEBA tem organizado eventos que estimulam a pesquisa, conectando-a com o ensino e a extensão, como o Simpósio Contemporaneidades Ameríndias: A Amazônia para além do discurso, realizado em maio de 2017.
Construção de novos estados de consciência crítica e de novas posturas e atitudes na vivência da diversidade entre eu/outro pelos sujeitos coletivos da pesquisa; Redefinição de práticas políticas relacionadas à políticas públicas e ao planejamento, a partir de ações que articulem o fazer e o pensar; Orientação, a partir da proposição de alternativas de melhoria da qualidade ambiental, e por extensão à saúde, pautadas em princípios de respeito à vida, às comunidades locais; Produção de conhecimentos sobre o ensino das diversas ciencias vinculadas ao centro/unidade; Elaboração de propostas metodológicas centradas na gestão e planejamento da Saúde, Meio Ambiente e qualidade de vida; Contribuição na formação de profissionais que atuam nas diversas áreas/ciências envolvidas no projeto; Realização de seminários e palestras, em eventos locais, nacionais e internacionais, visando apresentar e discutir conhecimentos e novos saberes produzidos pela equipe multidisciplinar de pesquisadores;
Grupo de Pesquisa Interdisciplinar que abrangendo áreas da Biologia, Pedagogia, Geografia, Sociologia, Matemática, Filosofia, Antropologia, Letras e Psicologia. Debruça-se sobre a realidade do Alto Solimões, Amazônia brasileira, com intuito de produzir pesquisas e demais projetos ligados as questões indígenas, ribeirinhas, fronteiriças e amazônicas. Com diversos parceiros como a FUNAI, Diocese do Alto Solimões, Universidade Federal do Amazonas, SINCHI Instituto Colombiano de Pesquisa entre outros, vem desempenhando importante papel no desenvolvimento acadêmico na área da pesquisa e da extensão.
Idealização do debate e aprofundamento das questões relacionadas a Geografia Política e Geopolítica brasileira e Amazônica; análise sobre as questões fronteiriças e ações do Estado brasileiro na região Amazônica; projeção geopolítica no espaço Amazônico através das estratégias geopolíticas adotadas pelos países Amazônicos na região e no cenário mundial, análise do ensino de geografia tendo como meta a construção das ideologias geográficas e análise geopolítica e geográfica
A Resolução de Problemas é uma área da Educação Matemática que mais se expande metodologicamente. Desde as recomendações do National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) na década de 80, os currículos escolares e as políticas educacionais vem aperfeiçoando seus métodos visando, cada vez mais, a utilização desta metodologia em sala de aula. Diante do exposto, o GEPERP foi criado com o propósito de buscar ampliar os estudos acerca da Resolução de Problemas com vistas a permitir uma ótica significativa da aplicação desta metodologia em sala de aula, do nível básico ao superior, bem como preparar os futuros educadores, em sua formação inicial, oferecendo-lhes subsídios teórico-práticos que possibilitem melhores aplicações da Resolução de Problemas em suas aulas de matemática.
Constituído pela necessidade de uma perspectiva interdisciplinar de conhecimentos sobre a realidade socioambiental da Amazônia brasileira, o Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia – NESAM, vem possibilitar a construção e a continuidade de uma reflexão pertinente sobre a complexidade que é a Amazônia Ocidental do ponto de vista de um olhar das ciências humanas. Assim, esta perspectiva nos permite um enfoque sobre o modo de vida das sociedades rurais amazônicas pelos diversos elementos socioambientais mediatizados pelo o uso sócio-espacial e territorial de seus recursos naturais, considerando que estes elementos marcam imemoriavelmente a constituição histórica dos grupos sociais locais e, ao mesmo tempo, garantem a construção de um modo de vida particular em sua produção e reprodução material e simbólica da realidade regional.
Pesquisadores e alunos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, letras, geografia e história do Centro de Estudos Superiores de Tefé- CEST, da Universidade do Estado do Amazonas com a finalidade de desenvolver estudos e pesquisas que contemplem a construção de novas metodologias e novas práticas práticas no contexto da formação dos professores do Médio Solimòes, gerando com isso a ampliação de novos conhecimentos no contexto local e seu entorno na busca de adequar e fundamentar uma estrutura pedagógica tendo por base a cultura cabocla como pano de fundo para a efetivação de uma política e prática pedagógica voltada para os saberes amazônicos no contexto do Médio Solimões.
As pesquisas do grupo,de docentes e discentes da Universidade do Estado do Amazonas, da unidade do Centro de Estudos Superiores de Tefé(CEST), visam atualizar e integrar o conhecimento e a prática do mesmo em diferentes áreas da educação na comunidade local do Médio Solimões no Amazonas; A orientação pelos pesquisadores da área de Educação nos projetos de Iniciação Científica(PAIC), projetos de pesquisa e Trabalhos de Conclusão de Cursos(TCC)desenvolvidos pelos discentes dos diferentes cursos do ensino superior, vindos de várias localidades do Amazonas, permitem a constante atuação, questionamento de práticas e saberes e principalmente a aplicação dos conhecimentos na realidade local.
O grupo de pesquisa tem como objetivos a elaboração de projetos de pesquisa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Tefé, visando pesquisar o trabalho dos (as) docentes das escolas municipais da zona rural, analisando de que forma se dá essa mobilidade até as escolas, como é feito o acompanhamento pedagógico desses (as) profissionais; que suporte de trabalho é disponibilizado a esses (as) docentes do 1º ao 5º ano do Ensino Básico; identificando se há formação continuada para a melhoria do ensino e da aprendizagem; se a classe docente tem oportunidade e disponibilidade de recursos para criar outras práticas pedagógicas ou tecnológicas, visando o crescimento intelectual da classe docente e discente. Visa ainda a formação de grupos de estudo para elaboração de projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaboração de planos de ação e orientações metodológicas junto aos profissionais da zona rural, professores (as), gestores, pedagogos (as), alunado e suas respectivas.
VISÃO: Nossa intenção é a de discutir sobre as relações de gênero que envolve o trabalho das Mulheres e dos feminismos na Amazônia, latentes também no cenário de lutas feministas de participação em todo o Brasil. Trata-se de um núcleo de pesquisa e extensão que trabalha com Mulheres, Comunicação e Participação Popular. MISSÃO Contribuir com a formação de pesquisadores sobre as questões sociais e políticas em relação ao mundo com a cultura popular. Nossa proposta metodológica é a de pesquisa-ação, seguindo seus princípios e fundamentos teóricos na linha de Fals Borda e Carlos Rodrigues Brandão. Neste sentido este grupo, através da pesquisa investigará a trajetória de lutas em que as mulheres e homens são sujeitos da história na humanidade com um olhar específico para a Amazônia feminina marcada ainda pela opressão, dominação e desigualdades nas relações sociais de gênero.
Com a criação do grupo de pesquisa Divulgação e Difusão Científica para a Educação em Ensino de Ciências no Amazonas (DDCEECAM) pretende-se aprofundar os estudos sobre os processos de divulgação difusão da ciência, realizar eventos, produzir e publicar pesquisa pertinente ao tema, embasar os estudos relativos a divulgação científica realizados no âmbito da Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências no Amazonas, qualificar a formação do cientista e divulgadores do conhecimento científico da Região.
O Grupo de Pesquisa Ensino, Pesquisa Interdisciplinar e Sustentabilidade na Amazônia-EPISA, é formado por professores doutores, mestres e estudantes de graduação. Tem como objetivo contribuir com a interdisciplinaridade nos cursos de formação de professores da Escola Normal Superior ¿UEA, principalmente no que tange a sustentabilidade e condições de ensino nas escolas da rede pública de Manaus. O grupo pretende formalizar parceria de pesquisa com professores da rede pública de Manaus.
O Grupo de Estudos e Pesquisas Fundamentos da educação e ensino de ciências vincula-se às Ciências Humanas e Sociais, particularmente, a educação e o Ensino. Quanto à educação, abriga estudos e pesquisas interdisciplinares a partir das intersecções temáticas destas áreas com a educação, ao passo que a área do Ensino focalizando estudos e pesquisas cujos focos são as teorias de ensino-aprendizagem, os procedimentos didático-metodológicos do ensino-aprendizagem e a práxis pedagógica docente, dentre outros, sob a ótica da Filosofia, da História e da Metodologia das Ciências.
O GEPECENF, esta vinculado à UEA. O grupo já produziu 2 obras: Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos (2013); Ensino de Ciências em Espaços Não Formais (2014). Também foram produzidos livros como: O uso de espaços não formais como estratégia para o ensino de ciências (2010); Elementos da Floresta: recursos didáticos para o ensino de ciências na área rural amazônica (2010); Ensino de ciências em espaços educativo: conservação dos recursos hídricos. (2013); Guia de Visitas a Espaços Não Formais Amazônicos (2014); O Potencial Pedagógico dos Espaços Não Formais da Cidade de Manaus (2014); O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos (2015); Alfabetização ecológica em espaços educativos utilizando o tema da água (2015); Educação Científica Utilizando o Tema dos Quelônios Amazônicos(2015); Os espaços educativos e a alfabetização científica no ensino fundamental (2015).
O desenvolvimento de pesquisas, com vistas à análise e proposição de diagnósticos nas questões relacionadas ao Currículo com foco na formação de professores na Educação do Campo e Educação indígena visando a Educação em Ciências na Amazônia, considerando as tendências investigativas contemporâneas no processo de formação de professores nas dimensões epistemológicas, filosóficas, éticas, políticas, estéticas e técnica.
A criação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação nasce dos projetos de estudos e pesquisas dos professores pesquisadores com base na discussão sobre os fundamentos do Estado, do político, do público e da educação enquanto direito, processos de exclusão, inclusão e diversidade.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena e Etnografia vincula-se ás Ciências Humanas abrangendo a educação, o currículo, o ensino e suas práticas no cotidiano dos espaços educativos. Contempla um repertório de pesquisas que buscam a reflexão sobre a formação de professores e seus múltiplos contextos de atuação, particularmente a escola indígena. Propõe-se sobre a realizar pesquisas interdisciplinares tendo como principal foco as sociedades indígenas e as implicações epistemológicas e pedagógicas decorrentes para a educação escolar indígena neste campo. Configura-se como um espaço de formação dos pesquisadores e busca fortalecer a consolidação da educação escolar indígena, particularmente, a formação de seus professores, e a pesquisa etnográfica nos seus diferentes contextos.
Este grupo de pesquisa é pioneiro na Universidade do Estado do Amazonas em trazer à luz as questões da educação inclusiva considerando a diversidade no contexto amazônico. As repercussões dos estudos desenvolvidos estarão voltadas para todos os níveis educativos, desde a educação infantil até o ensino superior. Especificamente, o grupo pretende desenvolver pesquisas que contemplem a diversidade e a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, nos âmbitos educativo, familiar, social e cultural.
O grupo de pesquisa pretende investiga os atos formativos e as práticas pedagógicas em seus diversos níveis e abrangência na realidade da Educação, em especial a Amazônica, nos espaços formais da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e no ensino superior, nos espaços não formais, incorporando estudos sobre aspectos epistemológicos, metodológicos e as articulações oriundas da teoria e da prática na atuação docente nas distintas modalidades de estágio na formação inicial e continuada como objeto de reflexão teórica e de experiências constitutivas da identidade e da profissão do professor.
O grupo de pesquisa Infância e Educação no contexto Amazônico estuda o crescimento das investigações sobre as infâncias e as crianças a partir de matrizes teóricas e práticas investigativas oriundas de campos interdisciplinares que envolvem os estudos da Sociologia da Infância, da História, da Filosofia, da Antropologia, da Educação e do Ensino, por meio das pesquisas tanto na graduação como na pós-graduação latu e stricto sensu, bem como na extensão.
A criação do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Experiências Transdisciplinares em Educação/Lepete, nasce de um contexto de trabalho desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus e a Universidade do Estado do Amazonas. Trata-se de um projeto de formação continuada de professores em serviço; Oficina de Formação em Serviço/OFS. Esse projeto é realizado em 10 escolas da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), atende 430 professores e 10.700.
O grupo agrega professores/pesquisadores e discentes do curso de Geografia da Escola Normal Superior da UEA e instituições parceiras, com a finalidade de realizar pesquisas acerca da dinâmica das cidades metropolitanas na Amazônia brasileira, bem como, produzir conhecimento sobre a realidade urbana e regional, precisamente, da Região Metropolitana de Manaus. Considera-se a dinâmica de organização e reestruturação do espaço urbano e regional, a partir de análises socioespaciais e físico-ambientais das transformações recentes nas cidades. Busca-se ainda, a atualização teórica dos pesquisadores e alunos para a excelência na produção do conhecimento.
O Observatório de EJA “Reescrevendo o Futuro”, foi criado em 2008 a partir dos indicadores do Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro, executado pela |Universidade do Estado do Amazonas, em parceria com a SEDUC, MEC, prefeituras do interior do estado. Essas ações respondem pela política de elevação do nível de alfabetismo dos jovens e adultos acima de 15 anos, tendo como público prioritário, indígenas, pescadores, ribeirinhos, mulheres, privados de liberdade e vulnerabilizados socialmente. O Observatório tem apresentado artigos em simpósios, seminários, encontros, oficinas em nível nacional e internacional.
As pesquisas desenvolvidas por este grupo visam contribuir para o aumento do conhecimento científico das atividades farmacológicas de produtos naturais da flora amazônica, sobretudo num enfoque terapêutico para o dengue. A princípio, serão selecionados plantas e fungos amazônicos que possam apresentar atividade antiviral e/ou imunomoduladora, a fim de serem identificadas mais rapidamente substâncias candidatas a testes in vivo e pré-clínicos visando o desenvolvimento de drogas com capacidade de impedir a aparecimento das formas graves da dengue.
O Grupo ganhou expressivo espaço para adentrar às comunidade tradicionais levando um grande número de pesquisadores – discentes e docentes – nos diversos níveis de ensino a experienciar através de projetos advindos dos cursos de graduação e pós-graduação em dança como elemento reestruturador da cultura, assim como trabalhos vinculados a sustentabilidade na perspectiva de resinificar a cultura na região Amazônica através de temas transversais imbricados às práticas de ensino em escolas regulares e escola indígena da educação básica.
As ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo NEPDES estão comprometidas com a produção de conhecimentos e de metodologias de intervenção profissional na perspectiva psicossocial. É importante ressaltar que as pesquisas realizadas por este grupo se justificam, não só por suas contribuições epistemológicas, mas também pelas contribuições sociais nas desconstruções de enquadres aos sujeitos, que sustentam práticas excludentes que inviabilizam a compreensão crítica e complexa da saúde, educação e seus aspectos psicossociais.
O estudo é de grande relevância social e acadêmica devido ao crescente aumento de casos de violência contra a mulher na cidade de Manaus, notadamente na faixa etária dos 15 aos 29 anos ¿ de acordo com o que estabelece a ONU para identificar a faixa etária da juventude ¿ (SSP-AM, 2014) e a pouca quantidade de estudos acerca dos fatores desencadeadores dessa crescente violência e das consequências socioeconômicas e culturais dessa realidade. Acrescente-se os altos custos sociais e econômicos que esta violência gera para o conjunto da sociedade brasileira.
O Núcleo de Pesquisa abrange um domínio de intersecção entre a antropologia e a geografia e entre a antropologia e a história. É interinstitucional, mobiliza pesquisadores de diferentes formações acadêmicas e diferentes universidades brasileiras e estrangeiras, a partir das experiências de vários projetos de pesquisa como: – Projeto Processos de Territorialização, Conflitos e Movimentos Sociais na Amazônia (FAPEAM/DCR)- Finalizado; – Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA/PPGAS-UFAM/ F.Ford); – Projeto Nova Cartografia Social de Povos e Comunidades Tradicionais (PNCPTB/PNCSA); – Projeto Novas Cartografias Antropológicas da Amazônia, todos vinculados ao Núcleo Cultura e Sociedades Amazônicas – CESTU-UEA. Até dezembro de 2012 os produtos deste conjunto de projetos perfaziam 40 livros, 129 fascículos (116 publicados, incluindo 4 em inglês e 1 em espanhol, e 13 no prelo), 5 mapas-sínteses, 5 Boletins informativos, 3 Cadernos de Debates Nova Cartografia Social e 16 vídeos ex
O Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais da Amazônia – LAPECSAM abriga pesquisas sobre organizações formais ou informais, saberes instituídos, saberes localizados referente à realidade amazônica e sua repercussão em nível local e global. Articula a atividade de pesquisa docente e discente em nível de graduação e pós-graduação com as demandas socioculturais advindas da realidade amazônica como estudos sobre a Amazônia a partir das suas novas configurações sociais e das relações de poder manifestas na região, considerando ainda a questão da cidadania e segurança pública.
O NEPPS reúne pesquisadores objetivando estabelecer um fluxo de pesquisas e estudos que possa atualizar dados e informações sobre políticas públicas de caráter socioambientais no âmbito da Amazônia, construindo mapas, estabelecendo parcerias de estudo, orientando estudantes de graduação e pós-graduação e fomentando publicação de artigos, resenhas, material didático etc., propiciando um espaço para organização de eventos, palestras e atividades relevantes na área do direito ambiental, ciência política, sociologia, geografia e afins.
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
O objetivo da presente proposta de pesquisa é reforçar a Linha de Pesquisa do Programa de Mestrado em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas, Direitos da Sócio e Biodiversidade. A pesquisa proposta além de se coadunar com os conteúdos das disciplinas absorveria alunos do curso, bem como ao analisar a efetividade dos marcos regulatórios sobre mudanças climáticas, em especial o do Estado do amazonas e ao final sugerir formas de aperfeiçoamento da mesma estaria prestando serviço relevante ao Estado.
O grupo se propõe a realizar pesquisa jurídica na área de Biodireito, Bioética e Biossegurança, com produção científica, especialmente no tocante aos reflexos que as legislações trazem à região amazônica, quer no tocante à legislação específica de incentivos fiscais, quer no tocante à legislação nacional de biossegurança e sua inter-relação com a biodiversidade existente na região e, ainda, os avanços da devastação da floresta,tendo como consequência o plantio de alimentos transgênicos.
Ciências forenses representa o conjunto de conhecimentos que, reunindo as contribuições das várias ciências, indica os meios para descobrir crimes, identificar os seus autores e encontrá-los. Com base nos resultados, o grupo objetiva difundir conhecimentos científicos da especialidade utilizando-se de subsídios da bioquímica, da Antropologia, da psicologia, da medicina legal, da psiquiatria, da datiloscopia, etc, e assim proporcionar elementos com base científica para atividades pericial do Estado do Amazonas, contribuindo para a melhor qualificação da prova material científica.
Aliando a pesquisa científica com prática jurídica, a Clínica buscará, dentre os inúmeros mecanismos jurídicos disponíveis nos planos interno e internacional, a implementação dos direitos humanos, em seu aspecto de inter-dependência e indivisibilidade, tendo como foco de sua atuação as demandas individuais e coletivas, em casos difíceis (Dworkin) ou em casos que preencham os requisitos de admissibilidade, para postulação dos casos perante os órgãos internacionais de proteção dos direitos humanos, principalmente dos Sistemas das Nações Unidas e Interamericano.
A Clínica de Mecanismos de Soluções de Conflitos – MArbiC da Universidade do Estado do Amazonas tem por objetivo geral promover o aprofundamento dos estudos e pesquisas na área de mecanismos alternativos ou adequados de soluções de conflitos, bem como desenvolver sua prática jurídica, promovendo a capacitação e qualificação dos discentes para uma atuação comprometida nestas.
O Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade – GDERS, em suas duas linhas de pesquisa Desenvolvimento Regional e Finanças e Desenvolvimento e Meio Ambiente tem como fim congregar uma gama de diferentes profissionais das mais variadas áreas do conhecimento científico e humano para desenvolver pesquisas focadas nas grandes questões socioeconômicas regionais e nacionais. O GDERS contribuirá para o avanço de uma política institucional de incentivo a pesquisa na Universidade do Estado do Amazonas – UEA, por intermédio do desenvolvimento de projetos, estudos e pesquisa de alto nível em diversas áreas do conhecimento científico, assim como aproveitará de forma eficiente o capital intelectual obtido ao longo de mais de uma década na UEA tanto na capital como no interior.
Investigar que fatores têm influenciado o crescimento econômico, tanto em nível regional quanto nacional, além de buscar compreender o que motivou a queda da desigualdade do Brasil nos últimos. Essa trajetória de queda é duradoura? Pretende-se também discutir alternativas econômicas de crescimento, sobretudo para o interior do Estado do Amazonas.
A Educação Ambiental consta como necessidade e direito na Declaração de Estocolmo sobre o Meio Ambiente de 1972. No âmbito interno, a Constituição Federal de 1988 (art. 225, VI), impõe ao Poder Público o dever de ¿promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino¿. A LDB (art. 26 da Lei nº 9394/96), dispõe sobre educação ambiental no ensino fundamental e médio. Por fim, a Lei nº 9.795/99, instituidora da Política Nacional de Educação Ambiental a disciplina como componente essencial e permanente da educação nacional, obrigatória em todos os níveis e modalidades da educação, em caráter formal e não-formal.
Pretende-se que os trabalhos do grupo repercutam na comunidade acadêmica, mas também na sociedade em geral, oferecendo estudos que, no plano teórico, permitam uma melhor compreensão da dogmática jurídica e, no plano prático, forneçam aos aplicadores do direito subsídios que contribuam para uma aplicação do direito mais consistente e, assim, compreensível e controlável pela sociedade.
O grupo de Direitos Humanos na Amazônia se propõem a desenvolver pesquisas na Área dos Direitos Humanos com estudo de temas relacionados à Região Amazônica. O grupo de estudos desenvolve pesquisas acerca dos instrumentos de implementação dos Direitos Humanos no Sistema Interamericano através da análise de casos e participação em Simulações.
Quebra dos velhos paradigmas, para que novos conceitos jurídicos possam alavancar o pensamento crítico, de forma a melhorar as relações em sociedade.
As principais repercussões dos trabalhos dos pesquisadores vinculados a este grupo de pesquisa estão relacionadas com o aprofundamento do conhecimento em segurança cidadã em termos de demografia, cidadania, segurança pública e desenvolvimento regional, por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas e estudos a partir de perspectivas teóricas clássicas e inovadoras.
O grupo investigará a utilização e gestão dos recursos hídricos no Estado do Amazonas a fim de diagnosticar políticas inovadoras para o setor.
O objetivo geral deste grupo é criar uma rede científica para pesquisar demandas sociais no Direito Ambiental do Trabalho, previsto expressamente na Constituição Federal (inc. VIII, art. 200), em especial na Amazônia Brasileira. A repercussão acadêmica deste Grupo de pesquisa está em formar recursos humanos, seja na graduação, como na Pós-Graduação, que sejam capazes de estudar empiricamente e teoricamente a intersecção entre as normas e princípios de Direito Ambiental e de Direito do Trabalho, com a construção das bases da novel Disciplina Direito Ambiental do Trabalho. A repercussão social e política está na proposta de políticas públicas que sejam promovedoras dos Direitos trabalhistas inserida na realidade social da Amazônia Brasileira, especialmente do trabalhador do Polo Industrial de Manaus (PIM), com coleta e análise de dados estatísticos relativos a acidentes e doenças do trabalho de obreiros vinculados ao PIM.
A capacidade de inovação e de empreendimento para a adaptação a tantas mudanças, podem ser a causa do sucesso ou fracasso de uma empresa assim o grupo de pesquisa Inovação e Empreendedorismo – INOVEM se propõe a pesquisar e desenvolver fatores que têm influenciado o empreendedorismo do Brasil e no Amazonas nos últimos anos. Buscando a auto-realização utilizando como método de trabalho, estimular o desenvolvimento como um todo e o desenvolvimento local, para apoiar e incentivar a inovação para pequenas empresas, ampliando a base tecnológica, para o estimulo da criação de novos empregos, evitando armadilhas no mercado que está incindido.
O Grupo de Pesquisa visa realizar o levantamento de fontes e dados arqueológicos, históricos e antropológicos relativos às origens das populações da Bacia Amazônica. A reconstituição da ocupação humana e do povoamento desse espaço excede um mero interesse local e constitui um anel necessário entre as pesquisas que crescem em toda região Amazônia. Assim, propõe: Agrupar e dispor conhecimentos sobre a produção intelectual existente e resgatar os dados relativos ao povoamento da área por grupos de ceramistas, caçadores-coletores-pescadores, de horticultores aldeões.
O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Estado, Sociedade, Instituições e Direito (NEPESID) da Escola Superior de Ciências Sociais-ESO., Universidade do Estado do Amazonas-UEA., criado em 21 de outubro de 2010, com objetivos de estudos e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e iniciação científica em processos sociais com abrangências filosóficas, sociológicas, religiosas, jurídicas e políticas nos âmbitos institucionais.
O Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPEP) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi criado em fevereiro de 2010, mas seus pesquisadores vêm, há alguns anos, pesquisando as áreas mais relevantes e, conseqüentemente, de maior repercussão na Administração Pública do Brasil, da Região Norte e do Estado do Amazonas.
Desenvolver pesquisa de alto nível em Gestão Estratégica, Planejamento Estratégico e Comportamento do Consumidor, objetivando o desenvolvimento de produtos, serviços e marcas a partir do conhecimento científico gerado pelos trabalhos dos pesquisadores e estudantes vinculados ao NUPEGE.
Desenvolvimento de estudos coletivos sobre os conceitos e métodos da Teoria Econômica Institucional e Evolucionária e suas aplicações na compreensão das dinâmicas dos sistemas produtivos e estruturas institucionais situadas no estado do Amazonas.
De acordo com a OMT (2016), a atividade turística tem aumentado em número de passageiros, receitas e investimentos, contribuindo para planejar cenários, com foco na eficiência da oferta do produto e destino turístico. Neste contexto, há necessidade de indicadores que subsidiem as políticas públicas para o turismo, tornando propositivo o Grupo de Pesquisa do Observatório do Turismo da Universidade do Estado do Amazonas. O OBSERVATUR/UEA, atua com duas linhas de pesquisa: Planejamento e Gestão do Turismo; e, Cadeia Produtiva do Turismo e Empreendedorismo. Agrega uma equipe de quatro professores e quatro acadêmicos. O objetivo é levantar informações sobre a atividade do turismo em escala municipal e regional, com base em fontes primárias e secundárias. Com foco na execução do plano de trabalho anual, espera-se como resultado: publicação de 02 Relatórios Técnicos orientação de 08 Projetos de Iniciação Científica; submissão de 2 artigos em revistas Qualis A1, parcerias institucionais.
Este Grupo de Pesquisa pretende propiciar o diálogo entre os múltiplos saberes de modo a contribuir para a promoção da cultura amazônica, mediante a realização de pesquisas interdisciplinares e transdisciplinares, viabilizadas pelo trabalho colaborativo entre pesquisadores e instituições. As repercussões previstas para acadêmicos e professores dos cursos da UEA, particularmente os ESAT, são as seguintes: 1. leitura crítica da realidade socioeconômica, histórica e sociocultural da Amazônia; 2. consciência e práticas interdisciplinares e transdisciplinares; 3. aproximação e relação entre a teoria e a prática; 4. produção de trabalhos científicos decorrentes das pesquisas. No que tange a Escola Superior de Artes e Turismo, a consolidação de novas pesquisas em âmbito regional possibilitará a articulação do NEICAM com outros grupos de pesquisa, promovendo maior visibilidade aos Cursos de Artes e Turismo estimulando a criação de redes de cooperação científica.
Na Amazônia, o ensino científico é fundamental para as estratégias de desenvolvimento e formação de professores e cientistas, que estão inseridos na realidade local. A abrangência científica vem suprir as necessidades investigativas do conhecimento dos fenômenos naturais e sociais, que permeiam a realidade dos graduandos nos Cursos de Licenciatura, permitindo a formação de professores integrados e preparados para os desafios vindouros da profissão. O GEPECAM é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação, com o objetivo de formação de professores com o diferencial do conhecimento científico.
ENGENHARIAS
Este grupo, com início de atividades em meados de 2006, é bastante dinâmico e tem participado já em variados eventos científicos e tecnológicos no Brasil e no Exterior, o que lhe dá bastante experiência na área da robótica. Dedica-se à realização de trabalhos na área da robótica industrial, robótica móvel, robótica autônoma, simulação gráfica de robôs, processamento de imagem e automação em geral.
O grupo trabalha em duas linhas de pesquisa funda mentalmente: uma baseada na simulação de processos onde também está incluído o estudo da interação biomecânica prótese-osso humano visando aumentar a vida útil da prótese coxo-femoral, sendo muito importante para a Saúde Publica.
O projeto URUTAU AERODESIGN é focado no protótipo de uma aeronave a ser desenvolvida por acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Engenharia Naval e Engenharia Elétrica da Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Este protótipo é projetado conforme regras e orientações impostas pela SAE Brasil (Sociedade da Engenharia da Mobilidade) para uma competição nacional que acontece anualmente.
O Grupo visa desenvolver novos métodos e algoritmos para a modelagem e identificação de sistemas e processos tecnológicos, biotecnológicos, energéticos e médio-ambientais, empregando e desenvolvendo modernas técnicas da inteligência computacional na solução de problemas concretas da realidade sócio econômica da região do Amazonas. Abrirá contatos maiores com outros centros de pesquisa, universidades ou instituições afins, incluídos centros docentes e da produção. Poderá capacitar professores, alunos e profissionais na formação de novas tecnologias na identificação, automação e controle de processos e sistemas.
Contribuição ao aperfeiçoamento do uso de motores de combustão interna estacionários na Amazônia, particularmente na geração elétrica; – Estudos para a introdução de trigeração na Amazônia; Estudos de aplicação da tecnologia de refrigeração por absorção água-amônia e água-brometo de lítio.
Espera-se que o Núcleo de Estudo, Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Elétrica – NEPEDEE, venha contribuir para o desenvolvimento sustentável da região amazônica buscando soluções científicas para dar subsídios/condições aos seus moradores no que se refere a problemas em torno da geração, distribuição, fornecimento, proteção e qualidade da energia elétrica (atualmente produzida e praticada), no processamento de sinais e imagens, bem como, no desenvolvimento de produtos e serviços com alto grau de tecnologia e custo mais acessíveis.
Com a vinda de pesquisadores com muito trabalho de pesquisa de Cuba estamos melhorando consideravelmente as nossas atividades pois aprovamos 04 projetos de Desenvolvimento Cientifico Regional, sendo 02 na Automação, 01 em Biomecanica e 01 em Telecomunicações na FAPEAM- CNPQ. Com a criação do Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico com os equipamentos doados pelo INdT em que teremos Laboratório de Ensaios Mecânicos, Vibrações, Climáticos, Metrologia,Metalografia, Colorímetria, em Metais Ferrosos e não Ferrosos, Polímeros, Compósitos e Sinterizados teremos um dos Laboratório de Referencia no Norte do País.
O grupo Química Aplicada à Tecnologia contribui para a formação de pessoal atuante na área de biotecnologia, química ambiental e química analítica, com estudos prospectivos de substâncias de interesse tecnológico, métodos analíticos ligados ao desenvolvimento de processos químicos e bioquímicos e de controle de qualidade, bem como de monitoramento ambiental. O grupo conta com a Central de Análises Químicas da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas, que dispõe de equipamentos de alta complexidade, permitindo a investigação de substâncias presentes na biodiversidade amazônica e a formação de recursos humanos em métodos químicos específicos para atender as demandas das linhas de pesquisa do grupo. Os pesquisadores estão vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Clima e Ambiente, Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia, Rede Bionorte e Multicênctrico em Bioquímica e Biologia Molecular. O grupo possui colaborações nacionais e internacionais.
Atuação na qualidade de vida rural e urbana através da melhora da qualidade de energia da rede elétrica. Desenvolvimentos de tecnologias de apoio a sistemas e dispositivos elétricos nos setores da indústria e do comércio.
Grupo de estudo e pesquisa multidisciplinar de otimização aplicada a problemas de engenharia. Tem como principal objetivo identificar problemas regionais de diversas áreas, como produção, computação, naval e desenvolver modelos otimizados para a solução dos mesmos.
O EMBEDDED SYSTEMS DEVELOPMENT TEAM – ESDT foi inicialmente criado com o nome de Núcleo de Sistemas Embarcados – NSE, sendo constituído por professores e alunos da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, bem como, profissionais formados por esta instituição que hoje colaboram na pesquisa e desenvolvimentos de soluções baseadas na tecnologia dos sistemas embarcados e suas diversas áreas de aplicação, porém com foco especial no campo das energias renováveis, eficiência energética e smart grids.
Todos os pesquisadores do Grupo de Pesquisa Engenharia Biomédica têm diversas publicações em temáticas concernentes ao tema, em Congressos Nacionais e Internacionais, Periódicos de Extrato Superior tais como Qualis Capes A1, A2, etc. Submetemos alguns paperes a Periódicos e Congressos Nacionais Internacionais. É válido salientar que a produtividade do Grupo é considerável.
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Este grupo é precursor não somente na Universidade do Estado do Amazonas, mas também em todo o Estado, pois se trata do primeiro grupo de pesquisa que tem como foco as línguas de sinais. As repercussões do grupo estão direcionadas para o estudo de língua de sinais no contexto amazônico, sejam elas a Libras ou línguas de sinais emergentes, em um viés linguístico, educacional e social, bem como refletir sobre sua importância em outras áreas do conhecimento para contribuir com pesquisas de acessibilidade para surdos em diversos setores sociais. O grupo também pretende realizar pesquisas que contribuam com a educação dos surdos no Estado, como estratégias de ensino de Libras como primeira e segunda língua, ou seja, ensino de Libras para surdos e para ouvintes, além disso, atuar nas pesquisas e estudos de tradução/interpretação, embasando a prática dos profissionais tradutores/intérpretes de Libras, gerando trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, dissertações e teses.
Os campos de estudo das Práticas Interpretativas em Música, da Cognição e da Educação Musical têm recebido especial atenção ao longo das últimas décadas por conduzirem à compreensão de fenômenos do cotidiano, da cultura e da educação, e por levarem à elaboração de novas práxis musicais. Essas linhas de pesquisa apresentam objetos de estudo que se inter-relacionam fortemente e se complementam. Espera-se que o grupo de pesquisa “Cognição, Educação e Práticas Interpretativas em Música” possa oferecer contribuições nesse sentido, ajudando a expandir a produção de caráter teórico e prático musical no âmbito dos campos de estudo com os quais dialoga.
A Cátedra Amazonense de Estudos Literários e da Cultura (CAEL) constitui-se como grupo de pesquisas da Universidade do Estado do Amazonas certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação junto ao CNPq desde 06.08.2008. Atualmente, estrutura-se a partir de 3 linhas de pesquisa: a) literatura, história, memória; b) literatura, interfaces, fronteiras; c) retórica, discurso e estilística. Embora sediado em Manaus, os municípios de Tefé e Parintins são polos de pesquisa descentralizados da Cátedra, o que lhe atribui uma abrangência multicampi, desenvolvendo atividades de formação inicial de estudantes, com destaque para os projetos de Iniciação Científica (PAIC), desde o biênio 2008/2009, com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Atualmente edita a revista ContraCorrente (ISSN 2178-4744). Atualmente é um dos grupos de base do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UEA.
Pesquisar a música no contexto amazônico considerando sua diversidade e conexões inerentes. Investigar a cultura popular, a música das populações indígenas, ribeirinhas dos imigrantes e trabalhadores mais pobres no interior e em Manaus. A música em face das relações de gênero assim como dentro de contextos religiosos. Busca-se investigar a história da música popular nas cidades da Amazônia com enfoque em sua diversidade sócio-cultural, linguagem, memória e prática musical. Ressaltar a importância da história da música popular local como fator de afirmação cultural. Promover o campo de reflexão acerca da cultura popular do Amazonas.
Construção de novos estados de consciência crítica e de novas posturas acerca das artes e da literatura. Desenvolvimento de pesquisas cujo enfoque sejam dados nos seguintes temas: arquivos artísticos e literários, memória cultural e memória musical, recepção e interpretação artística e literária.
Construção de novos estados de consciência critica e de novas posturas acerca da música e a redefinição do papel do músico nos estudos superiores no Amazonas.
Esse Grupo de Pesquisa traz um novo olhar para o panorama linguístico vigente na UEA. A proposta visa englobar teorias convergentes e que possuam uma mesma base epistemológica, reunindo pesquisadores que já atuam em áreas multissemióticas e transdisciplinares. O referido Grupo desenvolverá projetos em múltiplas linguagens, estabelecendo um diálogo com as teorias semióticas e as da multimodalidade, bem com as da Análise de Discurso Crítica, abordagens essas ainda insipientes, na UEA, Curso de Letras. Como repercussão das pesquisas desenvolvidas, espera-se contribuir não só com o crescimento pessoal e profissional dos pesquisadores, professores e acadêmicos, mas também com a propagação das referidas teorias entre os envolvidos em educação em nosso estado por meio de eventos acadêmicos-científicos e pela produção de livros, resultantes do conhecimento científico advindo de projetos realizados.
As repercussões evidenciam-se através de publicações de livros e artigos científicos em periódicos especializados, qualificados pela Capes, bem como na participação em e na promoção de eventos acadêmicos nacionais e internacionais, dos resultados obtidos pelos projetos dos pesquisadores do grupo, todos docentes do curso de Letras e/ou do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas, assim como na formação de estudantes como pesquisadores, mediante orientações de graduação e pós-graduação.
O objetivo deste grupo é o desenvolvimento de pesquisas no campo prático e teórico das Artes Cênicas em interfaces com outras linguagens da arte, como: Música, Artes Visuais, Literatura, Dança e seus estudos e desafios pedagógicos. A pesquisa nestas interfaces e relações possibilitará a vivência de experiências práticas e teóricas no contexto acadêmico visando o fomento da qualidade artística, a amplitude e a divulgação dessas pesquisas.
A atuação do núcleo terá como consequência a produção e divulgação de conhecimentos científicos a respeito das línguas faladas na Amazônia, da variação sociolinguística e ensino de língua materna e bilíngue, e da compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento da escrita e da leitura. Também tem-se como perspectiva implementar cursos de pós-graduação destinados à formação de pesquisadores de línguas indígenas e de empregar esses conhecimentos para a melhoria da educação bilíngue. No estudo de língua portuguesa, pretende-se mostrar a viabilidade de se aproveitar os resultados das pesquisas científicas como subsídios aplicados à qualificação dos profissionais da educação e à implementação de metodologias de ensino de língua portuguesa que visem o processo de letramento, com repercussões ortográficas, gramaticais e textuais. Outro objetivo é documentar e analisar a fala manauara.
OUTROS:
CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Este grupo pretende criar uma estrutura de pesquisadores e orientandos que visa suportar uma nova demanda de pesquisas nas áreas ambientais com metodologias a serem construídas com base na interdisciplinaridade do contexto amazônico rural e urbano, com atividades que envolvam professores, acadêmicos e técnicos administrativos do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP) e outros pesquisadores e instituições que busquem estreitar laços de cooperação cientifica e acadêmica.